Tratamentos

Consulta Psiquiátrica

A Psiquiatria é a especialidade da medicina que trata de condições e transtornos relacionados ao funcionamento psíquico do indivíduo.O sofrimento faz parte da condição humana, entretanto, quando ele atinge  proporções muito grandes, a ponto de comprometer a vida de relação, os interesses e os compromissos do indivíduo, significa que está a extrapolar os limites da normalidade. Nos dias atuais são muitas as possibilidades de tratamento para as dores que comprometem a nossa saúde mental e o nosso bem estar. Não espere que as coisas se agravem para buscar auxílio!

Quando procurar um psiquiatra?

Sintomas como tristeza, baixa energia, choro fácil, falta de prazer, isolamento, irritabilidade, insônia, ansiedade, comportamentos compulsivos e outras alterações do humor ou do pensamento podem ser sinais de um transtorno psíquico e devem ser avaliados o quanto antes por um profissional da área.

Quais doenças são tratadas pela psiquiatria?

Existem várias condições e doenças que são tratadas pela psiquiatria, entre elas a depressão, o transtorno de ansiedade, as fobias, a síndrome de pânico, a insônia, a esquizofrenia, a dependência química, o transtorno obsessivo compulsivo, as compulsões e outras.

Qual a diferença entre a psiquiatria e a psicologia?

Embora sejam duas áreas de atuação voltadas para o cuidado com a psique humana, a psiquiatria é uma especialidade médica e pode se valer também do uso de medicações no tratamento dos transtornos psíquicos, enquanto a psicologia se utiliza de formas de psicoterapias para o tratamento e acompanhamento não só de indivíduos com transtornos psíquicos mas também com conflitos e outras questões da vida e existência. Em geral, são áreas que podem e devem atuar em conjunto para o melhor tratamento de diversas situações.

Como funcionam as medicações?

Graças ao grande avanço nos estudos e pesquisas da neuropsiquiatria nos últimos anos, hoje temos à nossa disposição diversas medicações seguras e eficazes para o tratamento de muitos transtornos e condições. Tais medicações agem, em geral, sobre neurotransmissores que regulam nosso humor, comportamento, pensamento e todo o complexo sistema nervoso central.