Tratamentos

Mamotomia

A mamotomia é um tipo de biópsia de mama que permite a localização precisa da lesão, graças ao suporte fornecido pela mamografia digital. É realizado em ambiente ambulatorial e substitui a biópsia cirúrgica em grande parte dos casos de investigação de alterações mamárias.

Procedimento de Mamotomia

Quem Deve Fazer o Procedimento?
A mamotomia é usualmente indicada para investigação de lesões suspeitas não palpáveis, de até 1,5cm, detectadas por mamografia ou ultrassonografia.

Como é o Procedimento?
O médico localiza a área da biópsia através das imagens geradas pela mamografia digital. Em seguida, é feita a anestesia local na região na qual será feita uma incisão mínima para inserção da agulha de mamotomia. A agulha chega até a lesão e, através de um sistema a vácuo, são retirados fragmentos. O material coletado é encaminhado para análise anatomopatológico – que determinará se a doença é benigna ou maligna. O exame dispensa internação, é praticamente indolor e não deixa cicatriz.

Exige Preparo?
Não é necessário preparo prévio para o procedimento. Mas, é importante trazer exames de mama anteriores e chegar pontualmente.

Exige Repouso?
Em média de 3 a 5 dias.

A CLIAM possui os recursos avançados e a tecnologia para realização da mamotomia.