Tratamentos

Medicina fetal

A Medicina Fetal é uma área de atuação da especialidade médica Ginecologia e Obstetrícia, dedicada à promoção da saúde materno-fetal. Seu enfoque está no acompanhamento detalhado da gestante, com objetivo de estimar riscos, diagnosticar e tratar possíveis complicações da gravidez, sejam relacionadas à mãe ou ao bebê.

O especialista em Medicina Fetal tem formação específica, com as competências necessárias para procedimentos preventivos, diagnósticos ou terapêuticos, invasivos ou não, relacionados à gravidez. Entre tais procedimentos, destacam-se o aconselhamento genético; o rastreamento de doenças cromossômicas por meio de dados ultrassonográficos e bioquímicos; o diagnóstico de complicações da gestação e de malformações fetais com o uso de exames de imagem, notadamente a ultrassonografia e ressonância magnética; e as punções de vilo corial (placenta), líquido amniótico e cordão umbilical para obtenção de amostras destinadas a exames laboratoriais.

A CLIAM oferece um serviço que concentra, no mesmo local e de maneira integrada, todos os exames diagnósticos implicados no acompanhamento pré-natal – trata-se do Gestar. Além de prestar atendimento diferenciado para as gestantes em um ambiente planejado para esse fim, o Gestar permite a realização dos exames de maneira mais ágil, oferecendo no menor tempo possível as informações necessárias para a conduta do obstetra, sempre com o suporte dos assessores médicos de Medicina Fetal. Quando indicado, os especialistas emitem um relatório integrado dos resultados de todos os exames, que visa facilitar a sua interpretação e a elucidação diagnóstica.