Tratamentos

Microagulhamento

As múltiplas punturas da pele são capazes de estimular a produção de colágeno e vêm sendo popularmente chamadas de microagulhamento. A forma mais comum de aplicar essa técnica é a utilização de rolinhos contendo múltiplas agulhas que são aplicados na área a ser tratada com movimentos de vai e vem. Outras formas de aplicação são com canetas, carimbos e até com uma única agulha aplicada repetidamente.

A técnica é utilizada para tratamento de rugas, cicatrizes de acne, estrias e até melasma. Quando aplicada no couro cabeludo, é capaz de liberar fatores de crescimento que estimulam o crescimento dos cabelos, especialmente em casos de alopecia androgenética (calvície feminina e masculina) e alopecia senil (que ocorre em virtude da idade).

Apesar de está sendo muito difundida como técnica de aplicação domiciliar, ela necessita de  diversos cuidados que vão desde a escolha de um equipamento de qualidade, comprimento e número de agulhas, pressão aplicada, número de passadas, medidas de higiene e técnica de analgesia. De forma geral, os resultados das aplicações domiciliares ou com profissionais não habilitados são muito inferiores ao conseguidos nos consultórios médicos, além de trazer riscos desnecessários de sangramento, infecção, manchas e cicatrizes. Como qualquer procedimento estético possui indicações e contra-indicações que podem ser identificadas na consulta.

Por ser um procedimento doloroso necessita de analgesia, que pode ser tópica (aplicada com cremes sobre a pele) ou injetável. A recuperação costuma ser rápida e os resultados geralmente surgem após múltiplas aplicações.

Tirando suas dúvidas sobre o Microagulhamento

Posso aplicar o microagulhamento em casa?

  • Apesar de estar sendo amplamente divulgada a aplicação domiciliar dos rollers, essa forma de uso traz risco e resultados muito limitados. Quando se promovem punturas na pele comprometemos sua integridade. Para que se seja evitada infecção é necessária uma adequada técnica de assepsia e cuidados com a aplicação, que inclui a qualidade do aparelho, ambiente da aplicação e técnica. É importante ressaltar que o aparelho não pode ser reutilizado. Nem mesmo pelo mesmo paciente.

Já me submeti à aplicação de microagulhamento com uma esteticista e não tive resultado. O que pode ter dado errado?

  • O resultado obtido com o microagulhamento varia em função de diversos fatores. A qualidade do aparelho, o número e o comprimento das agulhas seriam os primeiros. É necessário conhecer a anatomia da pele para saber qual a profundidade da estrutura que se quer atingir com a aplicação. A técnica também é essencial. A Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA) é a melhor técnica desenvolvida até hoje e só é ensinada a médicos dermatologistas membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia e que possuem o Título de Especialista em Dermatologia.

Como é a recuperação após a aplicação do microagulhamento?

  • Depende de da técnica utilizada. Quando aplicado para tratamento de cicatriz de acne é esperado edema (inchaço), eritema (vermelhidão) e até hematomas (manchas roxas) por alguns dias. A aplicação para tratamento de melasma é mais leve e esperado apenas eritema que pode ser coberto com maquiagem já a partir do dia seguinte. A aplicação no couro cabeludo exige que o cabelo não seja lavado no dia da aplicação após a mesma. O paciente permanece com uma touca por 4 horas após o tratamento.

O que posso esperar do microagulhamento no tratamento da calvície?

  • Para tratamento da alopecia androgenética (calvície) esperamos o ganho de novos fios vindo de folículos que já não estão produzindo cabelos mas ainda não sofreram completa atrofia. Com isso conseguimos um efeito que não é visto com nenhum outro tratamento. O protocolo consiste em 6 aplicações com percepção do aumento do número de fios a partir da quarta.

O que esperar do microagulhamento no tratamento do melasma?

  • O clareamento ocorre desde a primeira aplicação. O protocolo é de 2 a 4 aplicações mensais com melhora acontecendo desde a primeira. A recuperação é rápida com retorno às atividades normais no dia seguinte