Tratamentos

Ultrassonografia

A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.

Realizamos as seguintes ultrassonografias:

Mama:

A ultrassonografia da mama é um exame que tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos, contudo a mamografia, não deve ser descartada. Importantíssimo para auxiliar a biópsia, ele deve ser feito em alguns casos específicos. Ambos os exames são complementares.

Tireoide:
É realizada uma análise morfológica muito detalhada de toda a glândula, que certamente irá auxiliar no diagnóstico e permitirá o tratamento mais correto da doença por seu médico.

Abdome:
A ultrassonografia abdominal é o exame realizado para identificar alterações no abdômen, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga, por exemplo.

Transvaginal:
Através das imagens produzidas por este exame é possível diagnosticar diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer ou, até, confirmar uma possível gravidez.

 

Obstétrico:
A Ultrassonografia Obstétrica é um teste de extrema utilidade para:

  • confirmar a presença de um embrião com vida;
  • estimar quantos dias já decorreram desde a fecundação;
  • diagnosticar anormalidades congênitas no feto;
  • avaliar a posição do feto;
  • avaliar a posição da placenta;
  • determinar a ocorrência de uma gravidez múltipla;
  • determinar o volume do fluido amniótico em torno do bebê;
  • checar a abertura ou diminuição do cervix;
  • aferir o desenvolvimento fetal;
  • aferir o bem-estar do feto.

 

Musculo Esquelético:
Este procedimento avalia as articulações (ombro, cotovelo, joelho, coxa, perna, tornozelo, pé e quadril), estudando tendões, músculos, fáscias, ligamentos, derrames articulares, cistos, nodulações e coleções na região de estudo.

Como é feita a ultrassonografia

A ultrassonografia pode ser feita da seguinte forma: com o paciente deitado numa maca, colocar uma fina camada de gel na pele e posicionar o transdutor do ultrassom em cima deste gel e utilizar o aparelho segundo as orientações do fabricante. Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador.

Ultrassonografia morfológica

A ultrassonografia morfológica é um tipo especial de ultrassom que deve ser realizado na gravidez, entre as 20 e 24 semanas de gestação, para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente ou se ele apresenta alguma malformação, como a Síndrome de Down, mielomeningocele, anencefalia, hidrocefalia ou cardiopatias congênitas.
O tempo de duração do ultrassom morfológico varia entre 20 a 40 minutos e este exame é indicado para todas as grávidas.
Como é feita: Na ultrassonografia morfológica, o técnico irá colocar um gel na barriga da grávida e passar um aparelho por toda a região uterina. O equipamento irá gerar imagens que podem ser vistas no computador.

Ultrassonografia 3D e 4D

​A ultrassonografia 3D é um tipo de exame que permite uma melhor visualização da estrutura a ser estudada, conferindo um aspecto mais real. A ultrassonografia em 4D além de permitir uma ótima observação do bebê ainda dentro da barriga da mãe, consegue captar seus movimentos em tempo real.

Elas são particularmente indicadas para a visualização do feto e podem ser realizadas a partir do 3º mês de gestação, mas melhores imagens são obtidas a partir do 6º mês de gravidez.